17 September 2015

Organização laureada com o Prêmio Nobel da Paz congratula Moçambique

Genebra, 17 de setembro de 2015 -- A conquista de Moçambique em finalizar a limpeza e eliminação das áreas afetadas por minas antipessoal mostra que um mundo livre de minas é possível. A Campanha Internacional para Banir as Minas Terrestres saúda esta importante realização que vai permitir que centenas de milhares de moçambicanos cultivem suas terras, andem até suas escolas e tenham acesso à água em segurança.

"O que poderia ter sido considerado uma tarefa intransponível há apenas 20 anos foi feito em Moçambique, graças a vontade política e a utilização de metodologia adequada" disse Megan Burke, diretor da Campanha Internacional para Banir as Minas Terrestres. "Isso é uma conquista impressionante. Também mostra que se os recursos corretos forem empregados da maneira adequada, a maioria dos estados contaminados podem concluir a desminagem dentro dos próximos 10 anos".

Durante um evento público em 17 de setembro, o Instituto Nacional de Desminagem anunciou a conclusão da remoção de minas terrestres antipessoal ao longo de todo o país. Moçambique ainda está contaminado por outros engenhos explosivos não detonados.

O número de vítimas por minas em Moçambique é desconhecida, mas o governo estimou recentemente que mais de 10.900 pessoas em todo o país haviam sido mortas ou feridas pela arma. Enquanto países doadores têm sido muito favoráveis à desminagem em Moçambique, o país se esforça para levantar fundos para a assistência às vítimas de minas terrestres e para o desenvolvimento de atividades visando a inclusão de pessoas com deficiência.

"Após finalizada a desminagem, os sobreviventes continuam a sentir os impactos perniciosos dessas armas pelo resto  de suas vidas" disse Luis Silvestre Wamusse, chefe de Rede para Assistência às Vítimas de Minas.

Outros estados da África Subsaariana que também sofreram a contaminação por minas terrestres antipessoal incluem Angola, Chade, República Democrática do Congo, Eritréia, Etiópia, Mauritânia, Nigéria, Senegal , Somália, Sudão do Sul, Sudão e Zimbábue.  Programas de remoção de minas em todos esses países, exceto República Democrática do Congo, Mauritânia e Zimbábue, foram classificados como "ruim" ou "péssimo" desempenho pela Landmine Monitor, entidade de pesquisa da Campanha Internacional para Banir as Minas Terrestres.

"Nós esperamos que o sucesso em Moçambique possa fornecer um exemplo e estímulo para estes países dedicarem o apoio político necessário, melhorar os seus programas, bem como liberar terras seguras para as comunidades com maior agilidade" disse Megan Burke.

A Campanha Internacional para Banir as Minas Terrestres é uma rede de organizações não governamentais em 100 países, trabalhando no esforço para acabar com o sofrimento causado por minas antipessoal, através da universalização e implementação total do Tratado para Banir Minas, de 1997. A Campanha recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 1997.

Informações detalhadas em inglês sobre contaminação de minas terrestres em Moçambique: Landmine Monitor (last updated August 2014)

Informações detalhadas em inglês sobre vítimas e assistência aos sobreviventes de minas: Landmine Monitor (last updated September 2014)

Entrevistas e informações: media@icblcmc.org